quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Semana Nacional da Família na Arquidiocese da Paraíba


 
               
De 9 a 16 de agosto a Igreja Católica realiza em todo o Brasil a Semana Nacional da Família. O tema deste ano é “O amor é a nossa missão: a Família plenamente viva”. Esse tema foi inspirado nas palavras de um santo dos primeiros séculos da Igreja: Santo Irineu. Ele afirmou que a “glória de Deus é o homem plenamente vivo”. “Ele expressa e manifesta o desejo inscrito no coração da grande maioria de homens e mulheres sobre a face da terra que não sabe viver sem o amor: o amor que é compromisso com o outro, em especial entre um homem e uma mulher, e aberto a acolher novas vidas”, explica o casal Clidenor e Edite, responsável pelo Setor Família da Arquidiocese da Paraíba.

Programação na Arquidiocese da Paraíba:
A Semana Nacional da Família (SNF) na Arquidiocese da Paraíba foi aberta no dia 1º de agosto, durante o Novenário da Festa das Neves, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. De 9 a 16 de agosto a SNF vai ser celebrada em todas as Paróquias da Arquidiocese, com a realização de vários eventos, como liturgias, palestras, encontros familiares, debates, visitas a famílias e escolas.

“Nas reflexões dos temas, comemorações e celebrações, é importante que as crianças e os jovens sejam envolvidos, assumindo participação ativa; e que as pessoas em diversas situações familiares, tais como os pais e mães solteiros, os divorciados que não se recasaram e os que se recasaram, os que convivem sem o sacramento do Matrimônio, os viúvos e viúvas, as pessoas sem família, tenham também parte ativa na vivência desta Semana Nacional da Família”, pede o casal Clidenor e Edite.

O principal evento será a III GRANDE CAMINHADA DA FAMÍLIA no dia 15 de agosto. Essa caminhada já faz parte do calendário de eventos da Arquidiocese da Paraíba. A concentração será às 15h, na Av. Epitácio Pessoa (ao lado do cruzamento com a Av. Ruy Carneiro). A saída está marcada para às 16h. Todos vão caminhar até o Busto de Tamandaré. Haverá participação da cantora Camila Holanda.
Durante a Caminhada, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, deverá fazer mais um Ato de Consagração da Arquidiocese, das Famílias e do Estado ao Senhor da Vida pelo Imaculado Coração de Maria. Ato esse já realizado no dia 5 de agosto por ocasião da Celebração dos 430 anos da Cidade de João Pessoa e do Estado da Paraíba. Haverá distribuição aos participantes da Caminhada de um panfleto com o ícone de Maria com a oração do Ato de Consagração.
“Cabe a todos que cultivamos os valores e os princípios do Evangelho de Jesus Cristo a responsabilidade na missão evangelizadora e pastoral de edificar a família no mundo contemporâneo. Não é tão simples nem fácil enfrentar enormes desafios face às circunstâncias sociais das famílias. Ao defender a vida e a família nós, cristãos, orientamo-nos pelos valores da fé e da razão iluminada pelo amor de Deus”, afirma Dom Aldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário