terça-feira, 13 de outubro de 2015



Evangelho (Lc 11,37-41)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38 O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39 O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40 Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41 Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quando Jesus se depara com os fariseus que estão, na verdade, O julgando, porque Ele  se aproximou da mesa sem lavar as mãos, Ele aproveita para dar uma lição a eles: “Vocês se preocupam em limpar o copo e o prato somente por fora. Na verdade, vocês estão preocupados com o que as pessoas estão preocupadas, com aquilo que as pessoas estão vendo, se estão preocupadas com as práticas externas. Mas, não têm o cuidado, não têm aplicação de limpar o interior, de purificar o coração.”
No evangelho meditado hoje Jesus mostra que  o coração deles [os fariseus] está cheio de julgamentos, de maldades; eles são capazes de enxergar somente o mal, o defeito, o problema dos outros, mas não se enxergam. Porque, já se acham bons, santos, convertidos; gostam dos louvores que recebem das pessoas, mas não se aplicam em renovar o próprio coração.
Às vezes, temos cuidados excessivos com a limpeza, com o banho, com o nosso exterior, com a maquiagem e nos esquecemos do essencial. Esquecemos de nos aplicar em renovar o nosso coração, e coisas velhas vão se amontoando dentro de nós, vão apodrecendo dentro do nosso coração, sem que nos apliquemos em lavá-lo e purificá-lo.
Não se esqueça, Deus é aquele que não se deixa levar pelas aparências. Nós nos enganamos, nos deixamos levar por aquilo que é aparente. Deixamos que o nosso olhar se detenha na aparência vulgar das coisas. Mas Deus, na Sua infinita sabedoria, é aquele que conhece a essência, é aquele que vai ao que está dentro do nosso coração.
Oxalá, sejamos nós, também, aplicados em viver assim: primeiro cuidar do nosso interior, lavar, purificar, renovar o nosso próprio coração. E que não olhemos para as pessoas a partir daquilo que vemos, mas a partir daquilo que a pessoa é, a partir da essência, do coração, daquilo que está dentro da alma.
Precisamos nos purificar para nos conhecermos do jeito que somos conhecidos por Deus, para que assim também possamos olhar uns para os outros não da casca, mas do que há dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário