sexta-feira, 6 de novembro de 2015



Evangelho (Lc 16,1-8)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2 Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.3 O administrador então começou a refletir: ‘O Senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4 Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.5 Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6 Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo! “O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7 Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.8 E o Senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO:

Na primeira parábola, o louvor ao administrador infiel pode causar espanto ou mesmo escândalo. Em Mt 10, 16, os discípulos são convidados a ser espertos como as serpentes.” Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos, Sede, pois, prudente como as serpentes, mas simples  como as pombas.” Jesus não nos dá por modelo um vigarista astuto. Pelo contrário, lembra-nos que somos responsáveis e devemos ser prudentes pelos bens que são não são exclusivamente nossos, mas que devemos considerar dons de Deus e, portanto, tratar com prudência  e honestidade dignas de filhos de Deus.
São palavras provocantes que havemos de escutar em profundidade. Para isso, será bom darmos atenção às palavras com que o Senhor conclui a parábola: «os filhos deste mundo são mais sagazes que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes». Jesus denuncia a desonestidade do administrador, que lhe permitiu continuar uma vida cômoda e egoísta.
Meus irmãos, quantas vezes baixamos os braços dizendo: «Não é possível, com este povo”! Não há nada a fazer nesta sociedade em que vivemos!». Os santos não agem assim.
É o que verificamos em Paulo, com a sua apaixonada e extenuante corrida evangelizadora. Ser discípulos de Cristo significa ser homens e mulheres, generosos, corajosos. A generosidade e coragem vêm-lhes da relação íntima com o Senhor, renovada cada dia. É preciso que Ele viva em nós. É preciso que estejamos ativamente com Ele e com os irmãos n´Ele. Então, todas as peças, da nossa existência se integram harmoniosamente, de modo que   a nossa vida se torne louvor do Senhor.
A atividade missionária constitui, para nós, uma forma privilegiada de serviço apostólico. Nela, como nas outras atividades, a sua preocupação constante, tal como para Paulo, é que a comunidade humana, santificada pelo Espírito Santo, se torne uma oblação agradável a Deus .

Deus perdoe nossos pecados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário