quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Campanha Novembro Azul

Pontos turísticos se iluminam pelo Novembro Azul
Conscientização sobre o câncer de próstata

Congresso Nacional, em Brasília, Cristo Redentor e Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, receberão iluminação especial no dia 4 de novembro
Novembro 2013 – O Congresso Nacional homenageia em plenária, no dia 4 de novembro às 17h, a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) pelas suas ações de orientação da população sobre a doença. Logo após a homenagem, o Congresso será iluminado de azul em sinal de apoio à iniciativa. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor e a Igreja da Penha também receberão a luz azul.
O movimento Novembro Azul é realizado em parceria pela SBU e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. De acordo com ele, falta uma porta de entrada para o paciente masculino.
Por isso, a SBU vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas está a criação de Centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS. Hoje, Centros de Referência da Mulher recebem as pacientes encaminhadas pelo programa de saúde da família, o que agiliza seu atendimento. Já o homem, se tiver suspeita de alguma doença, é encaminhado aos ambulatórios de especialidades e aguardará, talvez, meses para ter uma primeira consulta.
Desde 2004, a SBU realiza ações de conscientização sobre a doença, tendo já contado com o apoio da apresentadora Ana Maria Braga, em 2004, e de Tony Ramos, em 2005. Desde 2012, a SBU realiza o Novembro Azul em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Novembro Azul

Além da iluminação de pontos turísticos em diversas capitais brasileiras, acompanhe o Facebook da SBU (www.fb.com/SociedadeBrasileiraUrologia) para receber notas de esclarecimento sobre a doença. As ações da campanha ainda englobam a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro.

A doença

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. Este ano, 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.
Saiba mais: http://www.sbu.org.br/publico/?doencas-urologicas&p=465
* pesquisa realizada com 1.061 homens com idades entre 40 e 70 anos, de 10 capitais brasileiras (Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário