“Quaresma não é tempo de tristeza; por isso, o nosso canto não deve ser triste, mas sereno
e esperançoso”, proporcionando um verdadeiro clima de oração, contemplação e penitência. Da mesma forma, não se trata de um tempo de louvor; por isso se omite o hino de louvor da Celebração Eucarística, assim como o ‘Aleluia’ na aclamação ao Evangelho, pois a palavra ‘Aleluia’ vem do hebráico: hallelujah, que significa “louvai a Deus”.
Ao entoar nossos Salmos, também não podemos compor melodias que se expressem diferente daquilo que está na liturgia. Se o Salmo é de meditação, a melodia deve ser cantada nesse sentido. Se expressa arrependimento ou súplica de piedade, tal qual precisa ser a melodia do canto que o proclama.
Todos os cantos da Missa, da mesma forma, precisam estar de acordo com a liturgia e devem ser, além de bem escolhidos, cantados e tocados de forma a promover para o que este tempo forte na Igreja nos convida: penitência e conversão.
Desejo uma ótima e santa Quaresma a todos. Deus os abençoe.
Lucas Santos Comunidade Canção Nova
A Quaresma
quinta-feira, 2 de março de 2017
O nome “Quaresma” vem do latim “quadragesima dies”, que significa “quadragésimo dia”, o último de quarenta dias e a época de quarenta dias desde a Quarta-feira de Cinzas até o meio-dia do Sábado Santo.
Segundo a doutrina dos Santos Padres, esse tempo litúrgico foi instituído pela Igreja para imitar o exemplo do Divino Redentor, que jejuou durante quarenta dias no deserto. Começava-se a praticá-lo antigamente no primeiro domingo da Quaresma. Como, porém, nos domingos não se jejua, no século VII foram acrescentados quatro dias para completar o número de quarenta dias de jejum. Assim o jejum e o tempo quaresmal têm início na Quarta-feira de Cinzas.
O seu fundamento está na bênção da cinza, feita de ramos do ano anterior. A distribuição da cinza tem a sua origem no antigo rito de impor, neste dia, cinza sobre os penitentes públicos. Tornou-se, porém, geral para todos os fiéis desde o fim do século XI como uma lembrança da humildade e da morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário