quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Em audiência, papa fala sobre o sumiço dos estudantes mexicanos



Ele ainda lembrou a realidade dramática de toda a luta contra a criminalidade que existe.

 
  
Na tradicional audiência geral desta quarta-feira (12), o papa Francisco relembrou situações enfrentadas pelos países latino-americanos. Fazendo a saudação em espanhol, o pontífice se disse "particularmente próximo" ao continente "neste momento doloroso do sumiço dos estudantes mexicanos que, agora sabemos, foram assassinados".
Ele ainda lembrou a "realidade dramática de toda a luta contra a criminalidade que existe, ligada ao comércio e tráfico de drogas".
Jorge Bergoglio também falou sobre a questão da paz no continente e citou o Acordo de Beagle entre o Chile e a Argentina, ocorrido em 1984. "Ele se fez graças à vontade de dialogar: só quando há diálogo, só quando há essa vontade, se pode resolver as disputas", ressaltou.
No dia 29 de novembro, são celebrados os 30 anos da assinatura do documento que fez com que os dois países sul-americanos parassem as disputas pelas fronteiras. Segundo Francisco, "havia conflitos e diferenças, mas conflitos, diferenças e crises se resolvem com diálogo e não com a crueldade das guerras".
O conflito de Beagle se referia às ilhas do canal de mesmo nome e ao espaço marítimo adjacente, que era uma passagem estratégica entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Os primeiros confrontos começaram em 1888, mas em 1978, a situação ficou à beira de uma guerra. Com a intercessão da Santa Sé, e especialmente de João Paulo II, foi adotada uma solução diplomática que permitiu evitar a escalada militar entre a Argentina e o Chile.
*Com informações da Agência Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário