sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite...

A Paz de Cristo e o Amor de Maria.

Desejo a todos vocês um ótimo São João, junto a seus familiares. Deus abençôe a todos. Quem for viajar, muito cuidado nas estradas e boa viagem.
Jamilson Galvão

Coordenador Arquidiocesano THMR

Luiz Carlos

Vice-Coordenador Arquidiocesano THMR

'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''



MEU SÃO JOÃO EU NÃO, EU NÃO TENHO ALEGRIA...



As festas do São João do nordeste este ano serão marcadas pela estiagem. Mesmo assim a seca não baixou os ânimos dos nordestinos, pois, se na musica “brincadeira na fogueira” que diz em prosa: “Meu São João eu não, eu não tenho mais alegria, só porque não vem quem tanto eu queria” poderíamos dizer que mesmo sem “A chuva”, o povo até ponderou nos gastos, mas procurou manter a tradição junina conservando assim a cultura trazida pelos portugueses, espanhóis, holandeses e franceses.
As festas juninas também tiveram a valorosa contribuição dos jesuítas que as trouxeram para o nordeste, fazendo assim brotar uma série de expressões artísticas, sobretudo para os índios, já que adoravam dançar ao redor da fogueira, surgindo então o que temos hoje: cantorias de violas,embolados de coco , xote,  xaxado ,baião, quadrilhas e forrós.
 Este ano as cidades do nordeste têm um ponto em comum. Celebrar o centenário de Luis Gonzaga. Talvez a coincidência, que chega até ser irônica, com uma de suas musicas: “Por farta d água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão. Inté mesmo asa branca bateu a asas do sertão,” fez da mais famosa obra do rei do baião marca de forma profética a celebração de seu centenário naquilo que ele viveu na pele, a falta d`água, a perda do gado e a própria plantação.
 O sertanejo é a figura que mais se aproxima daquilo em que o próprio personagem da festa pregou: “Eu sou uma voz que clama no deserto.” (Jo 1,23) Poucos são aqueles que escutam, ou mesmo se preocupa em ajudar a estes irmãos. Outro dia, o Pe. Djacy  Brasileiro desabafou que com a falta d água neste ano no sertão, não tem nem milho...Por outro lado os mandatários locais das cidades buscam alternativas  das mais variadas para poderem driblarem  a seca  e o impacto negativo na economia não sejam grande.
 Eis alguns lugares interessantes que poderão ser o seu roteiro neste São João: Aracajú (SE), Assú(RN), Mossoró(RN), Campina Grande(PB),Caruaru(PE),Limoeiro(PE),Cruz das Almas (BA), Salvador(BA), Maracanaú(CE)Senhor do Bonfim(BA), São Luis(MA), lembrando que algumas cidades reduziram os dias de festas.
 Quando João responde aos seus discípulos; não sou eu o Cristo, mas sou enviado adiante dele. È necessário que ele cresça e eu diminua. Quem crê no filho tem vida eterna. (Jo 3,28.30.36) João Batista dar seu testemunho. Luis Gonzaga não em forma teológica, mais em prosa dar também o seu testemunho como homem sertanejo, ao terminar a musica asa branca diz: “Eu te asseguro não chore não,viu eu voltarei viu, meu coração.....”

Diác. Roberto Inocêncio de Araújo
Bacharel em teologia, provissionado na Paróq. Menino Jesus de Praga, Bancários

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: pcmagazine@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário