sexta-feira, 23 de novembro de 2012

 MARIA, saúde dos enfermos, ajuda-nos a perseverar na Fé e a construir a unidade
 
 

Romaria de Nossa Senhora da Penha, começa com benção de Dom Aldo Pagotto
 

O tema da Romaria neste ano é: “Maria, saúde dos enfermos, ajuda-nos a perseverar na Fé e a construir a unidade”

 
Dom Aldo Pagotto


 
Fé e devoção nas ruas da capital paraibana. Dezenas de milhares de pessoas vão agradecer os pedidos atendidos ou fazer promessas a Nossa Senhora da Penha neste fim de semana.
A Romaria terá início às 22h deste sábado, dia 24 de novembro, logo após o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, fazer a Bênção de Envio, desejando a todos uma tranquila caminhada. As breves palavras do nosso pastor vão ser proferidas em cima de um trio elétrico posicionado em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa.
O tema da Romaria neste ano é: “Maria, saúde dos enfermos, ajuda-nos a perseverar na Fé e a construir a unidade”, numa referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”.
 
Programação detalhada do sábado:
 
16h: Momento de Oração no Santuário da Penha.
17h: Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha: do Santuário até a igreja de Nossa Senhora de Lourdes.
22h: Início da Romaria, saindo da igreja de Lourdes.
22h: Momento de Oração e Louvor na Praça Oswaldo Pessoa (na Penha, onde será celebrada a Missa campal na manhã do Domingo).
 
DIA 25/11:
5h: Previsão de chegada do andor com a imagem de Nossa Senhora da Penha ao Santuário.
Celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
Detalhes do percurso:
 
A caminhada de quase 14 quilômetros começa em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Av. João Machado, porque ela era a Matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte. Hoje o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco, que tem como Pároco o Padre Luiz Antônio de Oliveira.
1 km: quando os romeiros passarem em frente à Maternidade Cândida Vargas, ainda na Av. João Machado, vão completar 1 quilômetro de percurso.
 
2 km: no início da Mata do Buraquinho, já na Av. Pedro II.
 
3 km: na entrada do Jardim Botânico.
 
4 km: após o viaduto do trevo universitário, na chegada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
 
5 km: em frente ao Centro de Tecnologia  da UFPB.
6 km: Praça da Paz, no bairro dos Bancários.
7 km: quando os romeiros passarem em frente ao antigo INSS, na principal avenida do bairro dos Bancários, vão estar no meio do percurso.
 
8 km: no contorno na entrada do bairro de Mangabeira.
 
9 km: em frente ao CNEC, já na Estrada da Penha.
10 km: na entrada do Quadramares.
 
11 km: na subida para a Penha.
 
12 km: na entrada da Penha.
 
13 km: na rua que leva ao Santuário.
 
História da Romaria em João Pessoa:
 
O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra do norte em direção à Europa. No litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha.
 
 A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro.
 
 
QUE NOSSA SENHORA DA PENHA PROTEJA A TODOS OS ROMEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário