quinta-feira, 15 de março de 2012

                                                                 Diác. Roberto Inocêncio

Pastoral dos enfermos e enlutados


O cuidado pastoral é desenvolvido por diversas pastorais especificas. A pastoral dos enfermos e enlutados segue esta mesma linha. Busca de uma maneira pratica ouvir os pensamentos e sentimentos daquelas pessoas que, de uma maneira muito particular, vive seus dramas emocionais e espirituais e necessitam de cuidado e apoio. Estes subsídios que vamos apresentar têm sua raiz proveniente da pastoral do aconselhamento. Que de uma forma muita carinhosa e ao mesmo tempo ouvindo com amor estas pessoas, descobriu alguns aspectos importantes de como a comunidade pode tornar-se terapêutica.
O primeiro aspecto consiste em dar uma maior valorização aos pequenos grupos que são formados a partir de uma formação espiritual, pastoral e prática. Construindo uma relação interpessoal, para se ter a mesma dimensão do cuidado do bom samaritano (Lc 10,29ss)
O segundo aspecto é quanto ao depósito da fé e da doutrina da Igreja que sempre se mostra avessa a cultos com emotividade alienante como praticados por algumas Igrejas neo-pentecostais, que só visam o lucro imediato fazendo barganha diante de Deus. O bom pastor é aquele que dar sua vida pelas as suas ovelhas (J0 10,11) Por isso o padre/ pastor, diácono, religiosos (as) possam viver a sua verdadeira diaconia “poimênica”, isto é, o ato de pastorear o rebanho, buscar a ovelha desgarrada e curar o doente.
O objetivo deste artigo é somar na reflexão da temática da Campanha da Fraternidade 2012, promovida pela CNBB que trata sobre a saúde pública no Brasil e os seus males. Tendo em vista que as doenças, bem como a morte,chegam sem nenhum aviso prévio e somos tomados por uma terrível supressa; por acidentes, pelo câncer, infartos fulminantes, AVC fatal ou por doenças degenerativas que se estende por vários anos até chegar a sua reta final, torna-se desafiador descobrir como podemos aliviar a dor e o sofrimento daqueles que padecem, ou mesmo das famílias que foram golpeadas abruptamente, pela partida de um ente querido.
Eis a grande tarefa do cristianismo: ajudar as pessoas a aceitar a morte na esperança da vida eterna. Para tanto, apresento a “pastoral dos enfermos e enlutados” que nasceu junto a nossa Paróquia Menino Jesus de Praga no ano de 2011, na intenção de promover uma maneira mais humana e fraterna, junto aos nossos irmãos que sofrem.
Este texto será divido em três partes: O luto na sagrada escrituras, o cuidado pastoral e algumas orientações prática. Aguardem as próximas publicações.

Diác. Roberto Inocêncio de Araújo
Bacharel em teologia, provissionado na Paróq. Menino Jesus de Praga, Bancários
As minhas lagrimas tem sido o meu alimento, dia e noite,enquanto dizem continuamente: Onde está o teu Deus? (Sl 42,3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário