quinta-feira, 1 de outubro de 2015



Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10, 1-12

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!
- Naquele tempo:1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulose os enviou dois a dois, na sua frente,a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.2E dizia-lhes: 'A messe é grande,mas os trabalhadores são poucos.Por isso, pedi ao dono da messeque mande trabalhadores para a colheita.3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias,e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro:'A paz esteja nesta casa!'6Se ali morar um amigo da paz,a vossa paz repousará sobre ele;se não, ela voltará para vós.7Permanecei naquela mesma casa,comei e bebei do que tiverem,porque o trabalhador merece o seu salário.Não passeis de casa em casa.8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos,comei do que vos servirem,9curai os doentes que nela houvere dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.'10Mas, quando entrardes numa cidadee não fordes bem recebidos,saindo pelas ruas, dizei:
11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés,sacudimos contra vós.No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!12Eu vos digo que, naquele dia,Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O lobo é um animal carnívoro. Um predador. Movido pelo instinto, ataca e destrói. O cordeiro é um herbívoro. Seu traço dominante é a mansidão. De espírito gregário, vive em grupo, pacificamente.
Jesus Cristo não podia ter escolhido melhor imagem para significar a missão daqueles que foram encarregados de anunciar a paz. O Messias que Isaías descreveu profeticamente como o cordeiro que se deixa conduzir ao matadouro, ovelha muda que se deixa tosquiar (Is 53), não podia tornar-se um chefe de quadrilha ou um general à frente de uma milícia de conquistadores. O anúncio da Boa Nova não é campanha de conquista, mas proposta de paz.
A sociedade humana não parece ter compreendido bem as intenções de Jesus. Muitas bandeiras e brasões mostram águias e leões, aves de rapina e outros símbolos de força, poder e destruição. Nós, Igreja, não podemos ser assim...
Aliás, a própria história da Igreja e sua legião de mártires confirma que Jesus tinha razão ao falar de cordeiros entre lobos. Desde a lapidação de Estevão e a execução de Tiago (cf. At 7, 58; 12, 2), um rio de sangue correu dos corpos dos cristãos perseguidos e torturados. E era com alegria que eles se abandonavam aos carrascos, pedindo a Deus que não lhes imputasse tal crime.
Depois disso, como poderíamos assumir uma posição vitimista, infantil, e chorar lágrimas de esguicho porque a Igreja e seus membros sofrem calúnias e perseguição? O próprio Senhor nos avisou que seria assim. Ele nunca nos prometeu rosas, mas foi o primeiro a aceitar os espinhos...
Um de nossos símbolos litúrgicos é o Cordeiro imolado, que ergue o estandarte da vitória. Mas ele traz as marcas de sua Paixão, pois não há ressurreição sem morte. Pena que nossa visão da morte de Jesus no Calvário deixe na sombra sua força, sua coragem, sua ousadia! É bem mais fácil sacar da espada e cortar orelhas... Difícil é seguir sempre adiante, como Cristo, para cumprir a nossa missão...
Jesus sabe disso, caminha conosco e nos oferece a sua graça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário