quinta-feira, 26 de novembro de 2015



Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 21,20-28

- O Senhor esteja convosco.     
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

COMENTÁRIO  DO EVANGELHO:

 A Igreja orienta nosso olhar para o “fim dos tempos”. Chama nossa atenção para o grande “Dia do Senhor”. Em outros termos, recorda-nos o JUIZO FINAL.
Sobre a nuvem, com poder e glória, vem o Senhor Jesus. E assim se completa o movimento de glorificação do Cristo, o Ungido de Deus, sinalizado na Transfiguração, iniciado em sua Ressurreição, acrescido na Ascensão ao Pai e, agora, levado a seu ponto culminante, para julgar os vivos e os mortos.
No momento da Ascensão, Uma “nuvem” ocultou Jesus das vistas dos discípulos. (At 1,9.) Agora, no dia do Juízo, é sobre a mesma nuvem que Cristo vem: “Este Jesus, que vos foi arrebatado para o céu, há de vir do mesmo modo como o vistes partir.” (At 1,11.) Tal como no primeiro Êxodo, a nuvem que oculta é a mesma nuvem que revela...
Que nos ensina o “Catecismo da Igreja Católica” a respeito do Juízo Final? “A ressurreição de todos os mortos, ‘dos justos e dos injustos’ (At 24,15), antecederá o Juízo Final. [...] Então Cristo ‘virá em sua glória, e todos os anjos com Ele. E serão reunidas em sua presença todas as nações, e Ele há de separar os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos... E irão estes para o castigo eterno, e os justos irão para a Vida Eterna.” (Mt 25,31-33.46.) (Catecismo, 1038.)
E mais: “É diante de Cristo – que é a Verdade – que será definitivamente desvendada a verdade sobre a relação de cada homem com Deus. O Juízo Final há de revelar até as últimas consequências o que um tiver feito de bem ou deixado de fazer durante sua vida terrestre.” (Idem, 1039.)
Quando será? “O Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo, só Ele decide de seu advento. Por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre toda a história. Conheceremos então o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último. O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte.” (Idem, 1040.)

E todos verão o Filho do Homem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário