domingo, 25 de setembro de 2011

Porque devemos assistir a Santa Missa, principalmente aos domingos ?

Padre Marcondes Menezes da Paróquia Menino Jesud de Praga


Participar da Missa todos os domingos é dever de todos os cristãos. As leituras do Antigo Testamento e do Evangelho se sucedem a cada domingo para completar, ao fim de certo tempo, a apresentação das principais partes da palavra de Deus.

Por outro lado, as leituras reservadas para os dias de semana completam as leituras dos domingos. Por isso, embora as Missas diárias não sejam obrigatórias, o cristão deve participar delas para um melhor entendimento dos textos sagrados.

Se você estiver impedido, por um motivo grave, de comparecer à igreja de sua paróquia aos  domingos, asista pela televisão ou escuto pelo rádio, mas não deixe o seu domingo sem sa Santa Missa.


A Missa é um ritual solene, sim, mas não deve ser um ritual triste. Por certo Deus fica feliz com a nossa participação. De nossa parte, podemos e devemos demonstrar que também estamos felizes por mais uma oportunidade de render graças e de glorificar o Senhor!
Bíblia Sagrada

Neste Domingo, Dia: 25/09/2011 - Vejamos todas as leituras, inclusive o Santo Evangelho.

Primeira Leitura: Ezequiel 18, 25-28



Leitura da profecia de Ezequiel:

Assim diz o Senhor: Dizeis: não é justo o modo de proceder do Senhor. Escutai-me então, israelitas: o meu modo de proceder não é justo? Não será o vosso que é injusto? Quando um justo renunciar à sua justiça para cometer o mal e ele morrer, então é devido ao mal praticado que ele perece. Quando um malvado renuncia ao mal para praticar a justiça e a eqüidade, ele faz reviver a sua alma. Se ele se corrige e renuncia a todas as suas faltas, certamente viverá e não perecerá. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial- Que pode ser lido ou cantado.

REFRÃO: Recordai, Senhor meu Deus, / vossa ternura e compaixão!

1. Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas. Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre. - Refrão
2. Lembrai-vos, Senhor, de vossas misericórdias e de vossas bondades, que são eternas. Não vos lembreis dos pecados de minha juventude e dos meus delitos; em nome de vossa misericórdia, lembrai-vos de mim, por causa de vossa bondade, Senhor. - Refrão
3. O Senhor é bom e reto, por isso reconduz os extraviados ao caminho reto. Dirige os humildes na justiça, e lhes ensina a sua via. - Refrão

Segunda Leitura: Filipenses 2, 1-11


Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses - Irmãos , Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor. - Palavra do Senhor.

Evangelho: Mateus 21, 28-32


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus

 Naquele tempo, Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: - Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha. Respondeu ele: - Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi. Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu: - Sim, pai! Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam-lhe. E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo: os publicanos e as meretrizes vos precedem no Reino de Deus! João veio a vós no caminho da justiça e não crestes nele. Os publicanos, porém, e as prostitutas creram nele. E vós, vendo isto, nem fostes tocados de arrependimento para crerdes nele.

 Palavra da salvação.


CARÍSSIMOS IRMÃOS DO TERÇO DOS HOMENS E PAROQUIANOS, TENHAM TODOS UM BOM DIA, ASSOCIADO A UM BOM DOMINGO, PRATIQUE BOAS AÇÕES NESTE DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário