sexta-feira, 23 de setembro de 2011

VEJA O QUE DISSE DOM ALDO A RESPEITO DO TERÇO DOS HOMENS

Com o Título CRESCE A FÉ MASCULINA, o Jornal da Paraiba, edição de 18.09.2011 publicou  matéria de página inteira, no caderno Cidade, onde a jornalista Valéria Sinésio, prima pela presença masculina nas Igrejas Católicas, e com o índice de 68,92% é formado por homens e, 67,96% por mulheres. Diz ainda a reportagem que a Igreja Católica renovou com a presença masculina.



Já Dom Aldo Pagoto,(foto) ao ser indagado a respeito do tema acima disse, que um dos fatores dessa elevação masculina nas igreja é justificada pelo TERÇO DOS HOMENS, que reune semanalmente só em João Pessoa ,reune  mais de mil fiéis.

VEJA A MATÉRIA

Terço dos Homens reúne mais de mil fiéis

O aumento da presença masculina nas igrejas tem sido observada também pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto. “O aumento é significativo e qualitativo”, disse. Segundo ele, o surgimento do grupo Terço dos Homens, na Igreja de Santa Júlia, é um dos fatores que pode explicar esse crescimento. “É uma experiência que vem atraindo pessoas de todas as classes da sociedade. São homens interessados em se comprometer com Jesus Cristo”, disse.
Ele lembrou que o número de participantes vem se alterando com o passar dos anos. O Terço dos Homens foi criado há sete anos; a primeira reunião contou com 70 participantes. Atualmente, o encontro reúne mais de mil homens semanalmente. Outras igrejas levaram para suas comunidades o Terço dos Homens, e o resultado é semelhante ao que acontece na Santa Júlia, conforme informou dom Aldo.
Sobre o Terço dos Homens, o arcebispo disse que não sabe explicar o real motivo de tanto sucesso. “Eles buscam um atrativo invisível, acredito que é a presença feminina de Maria que chama tanto a atenção”, declarou Pagotto. Ele disse ainda que Maria passa a ideia de acolhimento e ternura, algo que pode estar sendo buscado pelo público masculino no campo religioso.
O surgimento de novas comunidades – como a Shalom e a Doce Mãe de Deus – também contribui para atrair os homens, sobretudo os mais jovens. “As comunidades novas reúnem os leigos e realizam a formação básica de um modo tão agradável, tão atraente e popular, que as palavras se tornam o grande segredo”, afirmou. “Os homens têm se sentido muito bem acolhidos pela igreja”, completou o arcebispo.
De acordo com o coordenador do grupo, Alberto Dias, o Terço dos Homens chega a reunir quase 1.400 participantes em dias especiais. A dinâmica consiste em ler a Bíblia e rezar o terço. Os homens se reúnem todas as quartas-feiras, não importa se é feriado, se tem jogo etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário