quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

HOJE QUARTA FEIRA, PENÚLTIMO TERÇO DO ANO DE 2011


O Terço Nosso de Cada Dia

Diác. Roberto Inocêncio

Reunir grupos de orações dentro das Igrejas católicas deixou de ser exclusividade das mulheres. Há mais de uma década, vários grupos de homens espalhados no país começaram até mesmo de uma forma discreta, a se encontrarem para rezarem o rosário, ou propriamente dito o terço de Nossa Senhora do Rosário: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem a rezar o terço todos os dias.” (Aparição em Fátima 13 de outubro de 1917).
Atualmente tenho a oportunidade de participar, acompanhando o terço dos homens Mãe Rainha da paróquia Menino Jesus de Praga, que desde agosto de 2009 vem se encontrando todas as quartas-feiras à noite para rezarem à oração Mariana. Vejo de uma forma prazerosa de como este grupo vem crescendo e consolidando-se de maneira bastante madura. Pois, são homens que mesmo tendo passado o dia nas suas atribuições profissionais, descobriram o gosto de rezarem a Jesus, por meio de uma intercessora que nos ensinam a apontar o caminho que leva a seu filho.
“Para cumprir sua missão, a Igreja, impulsionada pelo Espírito Santo, acolhe, reza a palavra que salva, escuta os sinais dos tempos, revê práticas pastorais e discerne objetivos e caminhos (DGAE-2011-2015 apresentação) e é por isso que mesmo nestes tempos tão marcados pelo hedonismo, laicismo e fortíssimo apelo de consumo, nos deparamos com propostas que levam ao encontro com Jesus.
A conferência de Aparecida (DAp) nos mostra que estamos em tempos de profundas transformações , pois já não só há épocas de mudanças, mas sobretudo, mudanças de épocas. Porque o que era referência à bem pouco tempo, tornou-se insuficiente para responder a situações novas. Neste campo, as modificações acabam atingindo os próprios critérios de entender a vida. Principalmente no conceito de entender a Deus.
Ao fazerem esta experiência do terço, os homens se unem pela oração e se aprofundam na Palavra de Deus que faz esquentar o nosso coração. O contato interpretativo, orante e vivencial com a palavra de Deus, não forma necessariamente doutores. Forma santos. (cf DV 52) Outrossim, as grandes distâncias geográficas fazem que muitos busquem suprir a comunicação por meios do ambiente virtual, que atualmente se torna atrativo. E é nesta aguda urbanização, que muitos convivem lado a lado, mas não consegue criar laços de afinidades. Isto nos deixa um grande desafio: Propor as nossas comunidades, ensinando e exortando a viverem uma vida comunitária de maneira consciente. Pois nada pode substituir o contato pessoal. Só assim, nós nos humanizamos em vista de uma sociedade justa e solidária.
Eu digo a vocês do terço que continue sempre a estudar na escola de Maria. Perseverem, insistam e nunca desanime. Os desafios são grandes. Mas vocês são exemplos de que nada deve nos acomodar. A dimensão comunitária se vive na comunidade. Ela acolhe, forma,transforma,sustenta,celebra e envia em missão. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!
Roberto Inocêncio de Araújo
Bacharel em Teologia.

HOJE REZAREMOS NOSSO PENÚLTIMO TERÇO MÃE RAINHA DO ANO DE 2011, ONDE FALAREMOS DOS PREPARATIVOS EVANGELICOS PARA RECEBER O NASCIMENTO DE JESUS, SEGUNDO SÃO LUCAS.

Coord.Arquidiocesano da PB e do THMR da PMJP

Diác. Roberto comentando o Santo Evangelho.

Evangelho (Lucas 1,39-45)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

============================================================

CONTINUAM AS HOMENAGENS A DOM JOSÉ MARIA PIRES

                       














2 comentários:

  1. Parabéns Dácono Roberto por este artigo. Com essas palavras, nós que fazemos o THMR da Paróquia Menino Jesus de Praga, somos gratos pela sua presença marcante em nosso Terço. Que vc continue junto a nós nessa caminhada ao encontro de Jesus. Desejamos a vc e seus familiares um 2012 repleto de realizações e pedimos a Nossa Senhora que interceda junto ao seu filho Jesus por você, um homem simples, humilde e que sabe cativar as pessoas. Obrigado de Coração.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Diac.Roberto, pela sensatez e propriedade das palavras que fala a respeito do Terço. Nós ficanos orgulhosos de termos smpre conosco semanalmente um diácono da sua desenvoltura. Em nossas andanças, encontramos pouquissimos terços que recebe a orientação,a condução e o apoio como o nosso. Finalmente em meu nome particular, desejo um turbilhão de coisas boas no ano que se aproxima. AFINAL VOCÊ MERECE..

    ResponderExcluir