quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


A PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA INFORMA AOS MORADORORES DO CONJUNTO DOS BANCÁRIOS E ADJACÊNCIAS, QUE A  MISSA DE NATAL, NO PRÓXIMO DIA 24, (SÁBADO) SERÁ ÀS 20: 00 HS


“Natal é memória da encarnação do Filho de Deus que se faz gente como nós, habitando entre nós, sendo um de nós, assumindo a nossa natureza humana. Natal é festa da solidariedade humana, animada pelo Espírito que nos leva, como Jesus, a comprometer a nossa vida,
construindo relacionamentos justos e fraternos.
O verdadeiro sentido do Natal reside no fortalecimento da união vivida no seio familiar.
O Natal traga-nos o resgate da esperança, construindo-a como edificadores de um mundo sem violências. Como? Fazendo a nossa parte, assumindo o compromisso fundamental de resgatar o sentimento de pertença familiar.
Feliz Natal!”
Dom Aldo di Cillo Pagotto
Arcebispo Metropolitano da Paraíba
Fonte: PASCOM

Natal e frustração

Artigo de Dom Aldo para o Jornal da Paraíba (17/12/2011)


Pergunte e responda rápido: o que mais você gostaria de dar e de receber no Natal? No âmago dos nossos desejos talvez o de receber algo prevaleça sobre a atitude da gratuidade de se doar aos outros. Nem sempre nossos desejos seguem o caminho traçado pela razão, iluminada pela fé. Nem sempre o amor de Deus ilumina nossos desejos mais secretos e por isso sofremos. Somos constituídos de amor. Se nós amamos as coisas ou um pedaço dos outros (ainda que somente o corpo), em vez de proporcionar a satisfação de amar sem egoísmo, provocamos maior sofrimento a nós e aos outros. Se o nosso amor ainda depende frequentemente do desejo de apenas receber dos outros, isso pode significar oportunismo, infantilidade, imaturidade.
A figura emblemática do bom velhinho, o papai Noel, é uma criação mercantil. Sua barba de seda atrai a curiosidade. Sua protuberância simboliza o prazer, aponta para a bonomia de quem vive na fartura e bem estar. Vestido a rigor da fantasia, enfrenta um inverno severo. A superação do sofrimento humano está na obtenção de compensação material, e não no enfrentamento das provações que esculpe o caráter moral. O saco de presentes representa a sorte grande de quem sonha dia e noite com a busca de si mesmo.
O natal do menino Deus foi substituído pelo fortalecimento da sociedade de consumo, que já nem precisa mais dele. O contexto do natal moderno deve varrer a memória daquele que veio para os seus. Bem diz João que os seus não o receberam (Jo 1,).
Os que não precisam receber a luz do Cristo Jesus - que veio para doar vida e não dar coisas - bastam a si mesmos. Fartam-se com a luminosidade fantástica de lojas comerciais regurgitando de gente correndo sôfrega e indo às compras. Dessa forma, nós e nossos filhos não nos preparamos para enfrentar adversidades e as lutas pela vida que, entanto, certamente virão ao tempo oportuno. A construção da verdadeira fraternidade solidária toma a sua consistência em base à fé, à gratuidade, à renúncia aos projetos de interesses particulares, enfim, ao desapego de si. O caminho de luz percorrido por Cristo passa pela cruz, pelas provações, pela doação de si aos outros. Essa dimensão deve estar presente no Natal do Senhor. Se não estiver é porque nós, cristãos, deixamos que o natal de Cristo se transformasse numa festa pagã que celebra êxitos da sociedade de consumo.


Dom Aldo Pagotto, sss
Arcebispo Metropolitano da Paraíba
***************************************************************

O TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA DA PARÓQUIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA EM SANTA RITA-PB, CELEBRA HOJE AS 19;30 HS, FESTIVAMENTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O EXÉCICIO DE 2011, E O COORDENADOR ARQUIDIOCESANO DA PARAIBA JAMILSOM GALVÃO, JUNTAMENTE COM INTEGRANTES DO TERÇO DA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA SE FARÃO PRESENTES.


O MINISTÉRIO DE MÚSICA DO NOSSO TERÇO, FOI ESCOLHIDO PARA ABRILHANTAR A SANTA MISSA, COM HINOS E LOUVORES ALUSIVOS À ÉPOCA.


A COORDENAÇÃO INFORMA QUE O ÔNIBUS SAIRÁ PRECISAMENTE ÀS 18 00 HS
DA PARÓQUIA MJP, SEM QUALQUER CUSTO PARA OS PARTICIPANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário