segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Papa Bento XVI diz que os jovens são a esperança do futuro  



A humanidade enfrenta um desafio decisivo - educar as novas gerações na justiça e na paz, a fim de evitar as violentas tragédias do passado, disse o papa Bento XVI em sua mensagem de Ano Novo, neste domingo. O pontífice, de 84 anos, celebrou a chegada de 2012 com uma missa na Basílica de São Pedro, diante de centenas de pessoas, no dia em que o Vaticano dedica à paz mundial.

Em sua homilia dominical, o papa disse que educar os jovens sobre os valores fundamentais e virtudes são a chave para assegurar um futuro de esperança. Segundo ele, o tema deste ano -''Educando os jovens em justiça e paz'' - é uma tarefa para todas as gerações que seguiram às duas guerras mundiais no século 20 e aos outros conflitos registrados desde então.

-Educando os jovens no conhecimento da verdade, em valores fundamentais e virtudes, é olhar para o futuro com esperança -disse ele em sua homilia.

Bento XVI felicitou os jovens ao dizer que, devido à sua natureza, estão abertos ao diálogo e ao respeito mútuo, mas alertou que existe um risco de que as realidades sociais os tornem intolerantes e violentos. No entanto, previu que os jovens se converterão em construtores da paz se forem educados adequadamente.

O pontífice falou ainda das ''sombras que obscurecem o horizonte do mundo de hoje'', mas não mencinou conflitos específicos ou a crise econômica que afeta muitos países.

Como vem acontecendo desde os eventos que participa desde outubro, o papa, que se acredita ter artrite nas pernas, foi levado ao corredor central, aos pés de São Pedro, em uma plataforma móvel. O Vaticano diz que a medida é para preservar sua força, permitir que mais pessoas possam vê-lo e prevenir ataques como o da véspera de Natal de 2009, quando uma mulher se lançou contra Bento XVI e derrubou-o no chão.

Na próxima sexta-feira, festa da Epifania, Bento XVI irá consagrar os novos bispos na Basílica de São Pedro e, no domingo, vai batizar bebês na Capela Sistina. Segundo o Vaticano, o pontífice tem programadas visitas ao México e à Cuba em março e pode visitar o Líbano em algum momento de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário